O Fundo Invisível da Lagoa: obra discute questões socioambientais
O Fundo Invisível da Lagoa promove mergulho lúdico na realidade inconveniente do planeta.
O Fundo Invisível da Lagoa, oitavo livro da escritora mineira Rafaela S. Polanczyk, será lançado no próximo dia 12.
A autora pega carona no cartão-postal da capital mineira, a Lagoa da Pampulha, para alertar sobre a necessidade de se manter o debate em relação às questões socioambientais.
A história convida o leitor a um mergulho na lagoa e nas questões da poluição aquática. A fantasia começa com a adolescente Luana caindo na água, acidentalmente, enquanto patinava pela orla.
À medida em que se afunda, ela descobre uma lagoa imunda e conhece um extraordinário ecossistema submerso, habitado por sereias desesperadas por ajuda. A situação espantosa e inesperada estimula a garota a descobrir as causas desse mistério com a ajuda de seu amigo Tomás.
Mineira, 26 anos, bióloga de formação, Rafaela desenvolve seu doutorado na Alemanha e explica que o problema é recorrente em diversas cidades grandes no mundo todo.
“A preservação ambiental é um hábito que deve ser cultivado a partir da infância”, comenta a autora. A temática incentivou Rafa a abordar o assunto de forma lúdica para a população se interessar e refletir sobre a problemática.
O livro preenche a lacuna de um material pedagógico ‘divertido’ sobre poluição aquática para estudo nas escolas. A história ainda valoriza as comunidades indígenas que lutam pelo ecossistema do qual necessitam para sobreviver, bem como a cultura delas na região, principalmente em relação aos Encantados.
Estes sempre foram popularmente difundidos como folclore e o livro propõe a discussão da problemática da folclorização dessas entidades sagradas”, diz a autora, acrescentando: “Dessa forma, a diversidade faz parte da aventura da protagonista Luana, neta de indígena, e de Tomás para acabar com a poluição da Lagoa da Pampulha, apresentando alguns Encantados e aspectos culturais da nação Kariri”.
O lançamento dessa obra de fantasia, que sai pela Literíssima Editora com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, será nesta sexta, na Livraria Leitura, em BH.
SERVIÇO
Lançamento do livro “O fundo invisível da lagoa”:
Data: 12 de julho, às 18h
Local: Livraria Leitura do Pátio Savassi
No dia 13 haverá outro lançamento, às 11h, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH.